Você já pensou na relação entre os povos indígenas e a preservação da natureza?
Olá amigos da floresta, tudo bem?
Nesse mês, gostaríamos de propor uma reflexão sobre como os povos indígenas têm um papel essencial na preservação da natureza. Para isso seguem alguns dados bem interessantes sobre o tema:
Nos últimos anos, a floresta Amazônica tem sofrido constantemente com o desmatamento. Entretanto, em terras indígenas os números são expressivamente mais baixos: Nos últimos 40 anos, apenas 2% das terras situadas na Amazônia Legal foram desmatadas.
Do norte ao sul do país é possível encontrar sinais dessa preservação. Na Bahia, os Pataxós da terra indígena Barra Velha cuidam de uma área remanescente da Mata Atlântica. Já no sul, a terra indígena Mangueirinha abriga uma das últimas florestas de araucária nativas do mundo.
E o impacto não se restringe ao Brasil.
80% da biodiversidade do planeta está presente em terras indígenas. São diversas espécies de plantas e animais que vivem nesses ambientes e têm sua existência protegida.
Tudo isso – e muitos mais – só é possível graças à cultura e consciência planetária dos povos da floresta, que apesar de serem diversas e variarem de acordo com cada região, preservam um fator em comum: o respeito e a convivência sustentável com o meio ambiente.
Os efeitos do cuidado com a floresta não se restringem ao seu entorno, eles se fazem notar em toda a sociedade. Mas esse já é assunto para a próxima newsletter.
Até lá, você pode ajudar o nosso trabalho de levar saúde especializada às aldeias de difícil acesso. É só clicar no link abaixo.