Associação Médicos da Floresta

Amazonian
Cataract Project

Cataract

Brilho nos olhos

Objetivo

Resgatar o brilho nos olhos dos povos da floresta

Atuamos no tratamento de deficiências visuais, resgatando o brilho nos olhos dos povos das florestas por meio de uma melhora da qualidade de vida, re-inclusão social e recuperação da auto-estima.

Origem

Atendimento
especializado

Das mãos de voluntários em saúde, gestão de projetos e logística, que possuem a ideia de promover uma avaliação oftalmológica completa, com atendimento clínico e a entrega de óculos aos povos das florestas.

O nome do projeto Amazonian Cataract Project é resultado das ações cirúrgicas que ocorreram a partir da percepção de doenças como a catarata e o pterígio tão presentes nos locais. As ações cirúrgicas foram elaboradas através de um projeto sustentável e seguro que atendesse os pacientes identificados como deficientes visuais nas florestas.

Origem

MATO GROSSO

Xingu & Xavante

2713

Consultas
oftalmológicas

632

Óculos
distribuídos

114

Cirurgias
realizadas

RORAIMA

Terras Indígenas
Raposa Serra do Sol

2611

Consultas
oftalmológicas

994

Óculos
distribuídos

188

Cirurgias
realizadas

MATO GROSSO DO SUL

Terras indígenas
do Mato Grosso do Sul

Origem

849

Consultas
oftalmológicas

425

Óculos
distribuídos

84

Cirurgias
realizadas

Cataract

História

Parque Indígena do Xingu:
Onde tudo começou

As expedições se iniciaram em 2016 no Parque Indígena do Xingu, onde é oferecido um atendimento completo com direito a diagnóstico, tratamento e acompanhamento posterior. Por isso, as ações realizadas no parque receberam o nome de Olhos do Xingu, alcançando resultados significativos ao atuarem em várias das tribos. Mas o projeto não se limitou ao Xingu no Mato Grosso, e a partir de 2017 foram realizadas expedições também em Roraima envolvendo diversas tribos e etnias, além do Mato Grosso do Sul.

Visão clara
aos povos

Doe